Discursos Políticos e Apresentações de Negócios

Escrevo estas linhas na véspera do primeiro discurso oficial de Barack Obama para o Congresso Americano. O estilo, muitas vezes em detrimento do conteúdo, tem um papel importantíssimo na política. A maneira com que os políticos apresentam suas ideias pode determinar o resultado de uma campanha. Ronald Reagan, Bill Clinton e, agora, Obama impeliram o público à ação com sua eloquência, sagacidade, entusiasmo, segurança e determinação. Eles vendem sua imagem por meio de palavras e gestos no intuito de projetar força e credibilidade.

De modo semelhante, líderes empresariais muitas vezes sobem na empresa impulsionados por sua capacidade de apresentar e vender ideias. Nem sempre os que sobem são os mais inteligentes ou têm a melhor estratégia, mas frequentemente exalam confiança e energia. Sua fala atrai atenção; o público ouve, acredita e reage.

O que quero dizer é simples: a capacidade de fazer apresentações de qualidade é fundamental. Caso se considere um orador deficiente, procure ajuda. Se já é um bom orador, não se acomode! Faça de tudo para ser ótimo. Se acredita ser um ótimo orador, torne-se influente. Se possível, faça um treinamento todo ano.

Conheço altos executivos que recorrem a nossos programas e/ou consultoria particular todo ano. Eles querem se manter afiados; querem melhorar e causar um impacto maior; querem obter sucesso num ambiente corporativo cada vez mais competitivo, exigente e instável.

Verdade seja dita, treinamento anual nem sempre cabe no orçamento. Assim sendo, ofereço algumas dicas que vão melhorar suas apresentações daqui pra frente:

  • Pratique: Preparação é a base da confiança.
  • Faça pausas: O silêncio ajuda a estruturar ideias e melhora a memória.
  • Gesticule e não deixe de fazer contato visual.
  • Acredite nas suas palavras; demonstre confiança na sua mensagem.

Há pouco mais de cinco anos, o então senador Barack Obama fez um discurso que mudou o rumo da sua vida. E você? Como vai transmitir sua próxima mensagem?

Member Login
Welcome, (First Name)!

Forgot? Show
Log In
Enter Member Area
My Profile Not a member? Sign up. Log Out